• Design
  • Heurísticas de Nielsen
  • Heurística 09

9. Ajude usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros#

Resumo

  • As mensagens de erro devem ser explicativas e não apenas em códigos;
  • Informe aos usuários da forma mais clara e detalhada possível o que ocorreu;
  • Se possível sugira soluções para o problema.

A heurística 9 pode ser dividida em 3 etapas ou níveis: reconhecimento, diagnóstico e recuperação de erros. Vamos começar com um exemplo. Imagine que você deseja fazer uma busca no Google e encontra a seguinte página de resultado:

Agora imagine que a página continuou assim por mais de 1 minuto. O que aconteceu? A página não carregou? Ocorreu algum erro? Sua internet caiu? Não foi encontrado nenhum resultado? Você como usuário não tem como saber.

Etapa 1: Reconhecer o erro#

Aqui temos um problema de visibilidade do estado do sistema (heurística 1): ocorreu um erro, mas a interface não comunicou isso ao usuário. Reconhecer o erro, a primeira etapa da heurística 9, está diretamente relacionada à heurística 1.

Quando ocorre um erro que pode afetar o usuário, a interface deve comunicar. Deve ficar claro que ocorreu um erro e sempre que possível, qual erro. Note que começamos o parágrafo falando de erros que podem afetar o usuário. Existem erros no sistema que podem ser recuperados sem que o usuário saiba e que não vão afetar a sua interação. Nesses casos é melhor não notificar o usuário para não criar preocupações desnecessárias.

Etapa 2: Diagnosticar o erro#

Esta etapa está relacionada à possibilidade do usuário compreender melhor o erro. Além de descobrir qual foi o erro, qual foi a sua causa?

Exercise 1

Como você melhoraria a interface abaixo utilizando a heurística 9?

Answer

A imagem acima é uma modificação da página da Amazon. Veja a solução utilizada por eles:

Ainda é possível melhorar. A ordem dos erros não é a mesma ordem dos campos do formulário. Além disso, o erro poderia ser colocado mais próximo ao respectivo campo, facilitando a associação.

Etapa 3: Recuperar-se do erro#

Um exemplo de recuperação de erros é a busca do Google:

Ao utilizar termos possivelmente incorretos na busca, o resultado da busca é mostrado, mas também é feita a sugestão de correção. Assim, caso realmente tenha sido um erro, o usuário pode facilmente se recuperar dele e acessar a busca correta clicando no link. Em alguns casos, o próprio resultado da busca já é corrigido para o novo termo, mas isso nem sempre funciona.

Interface Hall of Shame/Fame: Preparação para a aula#

Exercise 2

Considere a página de cadastro do Spotify:

Avalie a interface considerando a heurística 9. O que está bom? O que poderia melhorar?

Answer

Discutiremos as respostas no início da aula.