07. For#
O range#
Outra estratégia bastante comum em programação é o uso de contadores para percorrer números em um intervalo. Executamos uma determinada operação para o valor 0, depois para o valor 1, depois para o valor 2, e assim por diante. O Python possui uma função chamada range que gera essa sequência de números naturais. Existem 3 maneiras de utilizar o range:
Uso do range com um argumento#
Ao utilizar o comando range passando apenas um argumento, são gerados números que vão desde o zero até o antes do argumento. Exemplo: range(3) gera a sequência 0, 1, 2 (note que o 3 não pertence à sequência gerada);
Exercise 1
Answer
A sequência gerada pelo comando range(10) é 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
O comando range(10) gera uma sequência de números que começa em 0 e termina um número antes do argumento passado. No nosso caso, o argumento é o número 10, então o último número da sequência é o 9.
Exercise 2
Answer
Ao testar o código acima, obtemos o valor 10 impresso no terminal.
Isso porque, o for percorre e soma os valores 0, 1, 2, 3, 4, gerados pelo comando range(5)
E por fim, o resultado é impresso no terminal.
Exercise 3
Uso do range com dois argumentos#
Ao utilizar o comando range passando dois argumentos, são gerados números que vão desde o primeiro argumento até antes do segundo argumento. Exemplo: range(13, 17) gera a sequência 13, 14, 15, 16 (note que o 13 pertence à sequência, mas o 17, não);
Exercise 4
Answer
A sequência gerada pelo comando range(5, 10) é 5, 6, 7, 8, 9.
Ao utilizar o comando range(5, 10), estamos passando dois valores como argumento. O primeiro argumento indica em qual número a sequência irá começar e o segundo argumento indica em qual número a sequência irá terminar. Lembrando que o segundo argumento não é incluído na sequência.
Desta forma, como o segundo argumento é o valor 10, a sequência termina no valor 9.
Exercise 5
Answer
Ao testar o código acima, obtemos o valor 10 impresso no terminal.
Isso porque, o for percorre e soma os valores 1, 2, 3, 4, gerados pelo comando range(1, 5)
E por fim, o resultado é impresso no terminal.
Exercise 6
Uso do range com três argumentos#
Ao utilizar o comando range passando três argumentos, são gerados números que vão desde o primeiro argumento até antes do segundo argumento e o terceiro argumento é o salto de um elemento gerado para o próximo. Exemplo: range(2, 13, 3) gera a sequência 2, 5, 8, 11 (note que o 2 pertence à sequência, mas o próximo elemento da sequência, o 14, não).
Exercise 7
Answer
A sequência gerada pelo comando range(0, 10, 2) é 0, 2, 4, 6, 8.
Ao utilizar o comando range(0, 10, 2), estamos passando três valores como argumento. O primeiro argumento indica em qual número a sequência irá começar, o segundo argumento indica em qual número a sequência irá terminar (lembrando que o segundo argumento não é incluído na sequência) e o último argumento indica quantos números pular de um valor para o outro.
Desta forma, o comando range(0, 10, 2) gera uma sequência que começa em 0, vai até 9 pulando de dois em dois os valores dentro da sequência.
Note, que o valor 9 não entra na sequência, pois estamos pulando os valores de dois em dois e o valor 10 também não entra na sequência, pois a sequência deve para antes do 10.
Exercise 8
Answer
Ao testar o código acima, obtemos o valor 18 impresso no terminal.
Isso porque, o for percorre e soma os valores 3, 6, 9, gerados pelo comando range(3, 12, 3)
E por fim, o resultado é impresso no terminal.
EXERCÍCIOS ADICIONAIS#
Refaça os exercícios a seguir utilizando for e, quando necessário range:
Exercise 9
Exercise 10
Exercise 11
Exercise 12
Exercise 13
Exercise 14
Pratique mais!
#
Refaça os outros exercícios já feitos das seções
while e
lista agora utilizando o for.
Importante
Nem todos os exercícios podem ser resolvidos com o for.